O toque cálido dos raios de sol na pele é uma das sensações mais agradáveis e necessárias ao bom funcionamento do organismo humano devido à absorção de vitamina D. Contudo a exposição solar traz vários riscos e não apenas no verão ou na praia. Onde há luz solar deve haver proteção. Mesmo nos dias encobertos.
O toque cálido dos raios de sol na pele é uma das sensações mais agradáveis e necessárias ao bom funcionamento do organismo humano devido à absorção de vitamina D. Contudo, a exposição solar traz vários riscos e não apenas no verão ou na praia. Onde há luz solar deve haver proteção, mesmo nos dias encobertos.
O cheiro a protetor solar traz-lhe recordações do verão? Pois devia trazer-lhe recordações de todas as estações do ano! Os raios ultravioleta estão presentes todo o ano, mesmo nos dias mais encobertos, e são responsáveis pela grande maioria de casos de cancro da pele.
O uso de protetor solar durante a infância e a adolescência reduz a incidência de cancro da pele na vida adulta em 78%, um excelente motivo para começar a aplicar protetor solar diariamente.
O que é o protetor solar?
Os protetores ou fotoprotetores são substâncias que protegem a pele da radiação ultravioleta, UVA, UVB e infravermelhos. Estas radiações são as principais causas de manchas na pele, envelhecimento precoce, queimaduras solares e cancro da pele. Existem vários tipos de protetor solar e por isso pode escolher o que melhor se adapta ao seu tipo de pele. A escolha do tipo de protetor solar correto começa por optar sempre por um fator acima de 30+.
Tipos de protetor solar
- Com hidratante
A melhor solução para quem sofre de pele seca e procura um efeito duradouro de pele hidratada.
- Para pele oleosa
Para pessoas com pele mista e oleosa. Não deixem oleosidade na pele, são os chamados oil-free.
- Para crianças ou pessoas com alta sensibilidade
São os protetores com fator 50+. São os fotoprotetores que criam a barreira mais eficaz contra os raios prejudiciais. São normalmente aplicados em crianças, devido à sensibilidade da sua pele, e em pessoas com a pele mais clara e sensível.
No verão é importante que opte por um protetor solar que cubra todo o corpo. Já no inverno pode optar por um protetor que cubra apenas as áreas expostas ao sol. Existem protetores especiais para rosto e mãos, que podem ser uma opção mais confortável nas estações mais frias.
Quem deve usar fator 50+?
A resposta é todos. Se procura a máxima proteção, o fator 50+ é o único que lhe pode garantir uma proteção mais duradoura e resistente. Contudo existem alguns grupos de risco que não podem mesmo prescindir deste fator como por exemplo:
- Pessoas com historial de cancro de pele na família
- Pessoas que trabalham continuamente ao sol
- Pessoas com problemas ou doenças de pele como melasma ou rosácea
- Quem faz tratamentos estéticos que sensibilizam a pele
Com o aumento do buraco na camada do ozono, utilizar protetor solar deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade básica para a preservação da saúde da pele. Ao espalhar o protetor lembre-se das áreas escondidas como orelhas, axilas, nuca, mãos e pés. Aplique o fotoprotetor pelo menos duas vezes por dia, e volte a aplicar sempre que suar ou se molhar, se não o fizer vai estar a comprometer a eficácia do produto.
O protetor solar é uma grande ajuda contra as doenças da pele mas não deve ser a única proteção. Nos dias de maior exposição solar lembre-se também de usar chapéu e óculos de sol e de se hidratar.